terça-feira, 25 de maio de 2010

ESPAÇO E FORMA

Conteúdo: Espaço e Forma

Reflexões da aula


Com base em um diagnóstico inicial, o professor avalia os conhecimentos que os alunos já têm e planeja quais serão as primeiras atividades. Propõe situações-problema, procura desenvolver procedimentos de aprendizagem e valoriza a diversidade das soluções.
A intenção principal desta seqüência didática: entender o que são ângulos e saber como medi-los para construir figuras geométricas. Verifica o que a turma sabe sobre o assunto indagando: o que são ângulos? Como descobrir qual a sua medida? Questionar uma idéia muito arraigada entre a garotada: a associação da medida do ângulo com o tamanho dos segmentos de reta que o determinam.
Espera-se que os alunos desenvolvam as seguintes habilidades: Conhecer ângulos, suas unidades e instrumentos de medidas; desenhar figuras geométricas com base nas medidas de seus lados e estimar medidas de amplitude e estabelecer relações entre diferentes unidades.
A cada etapa, o professor identifica os raciocínios desenvolvidos e o domínio das estratégias, verificando o que já foi aprendido por todos, o que precisa ser reforçado e qual intervenção deve fazer para chegar aos que parecem estar ficando para trás.

2 comentários:

  1. É isso aí, primo Jair!

    Gostei muito da sua proposta de aula, com trabalho intensivo com 'ângulos"... A estratégia usada inicialmente para diagnosticar o conhecimento prévio dos alunos é realmente imprescindível na aplicação de quaisquer conteúdos. Parabéns amigo, você acertou em cheio!

    Boa sorte!

    Luciléia

    ResponderExcluir
  2. Jair, com essa proposta de trabalho não haveria porque os alunos terem tanto medo da Matemática. Já passa da hora de todos os professores se empenharem em despertar o gosto pela Matemática e as novas tecnologias são de suma importancia nesse processo.
    Edineyde

    ResponderExcluir